Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

COISAS QUE DEVEMOS EVITAR NAS MUSICAS EVANGELICAS

A música evangélica tem tido muitos problemas na atualidade, e isso não se deve exatamente aos ritmos que estão sendo tocados, mas a qualidade das letras ou a ênfase na qualidade instrumental e/ou vocal, entre outros problemas. Relatarei alguns que todo ministério musical deve evitar:

1 - Erros bíblicos: Muitos ministérios, até os mais conceituados, falham terrívelmente nesse ponto. Coisas como "Se uma folha cair sem eu permitir", "Se passares pelo fogo não vai te queimar", "És deus de perto e não de longe", "O cair é do homem e o levantar é de Deus", "Hoje é tua vez de humilhar", alguns utilizando pretensas promessas para a igreja, mas que são para o povo de Israel como nação, ou sequer são promessas.
Outro erro terrível está na falta de busca dos contextos e originais bíblicos, que explicam coisas que às vezes em nossas traduções bíblicas não explicam perfeitamente. Outro ainda pior é misturar "Moisés com a Arca de Noé", colocando coisas que nada têm a ver com coisas sem nenhuma noção: "Tá faltando João Batista, Tá sobrando Salomé, o Gigante cochilando, mas ainda está de pé. Apesar de está dormindo, tem farinha em suas mãos, mas cadé o João Batista pra afrontar o gigantão" (Pergutna: Quando João Batista enfrentou algum gigante com farinha na mão em sua vida???)

Um erro ainda pior: dizer que o diabo se alegrou quando Jesus morreu na cruz. Isso é uma incoerência, já que o diabo fez de tudo pra inpedir que Cristo morresse, pra fazê-lo desistir, chegou a usar até um de seus discípulos favoritos, Pedro (Mt 16). Como então depois ele iria se alegrar? Seria o diabo maluco? Sabendo que ele acabara de ferir o filho da mulher no calcanhar, mas fora ferido na cabeça (outro erro comum: ele não teve a cabeça esmagada, e sim ferida! Gênesis 3). Existem outros erros grosseiros, portanto estude todo o dia a Bíblia e peça orientação ao Espírito Santo e a pessoas bem mais experientes pra fazer uma música.
2 - Erros em atribuições divinas: Deus não sonha (pois não dorme, Salmos 121), não torna atrás no que diz (Números 23), portanto esse e outros atributos ditos "divinos" são errôneos.

3 - Especulações acerca do céu (ou do inferno): Exceto em casos de que ou se coloque o que a Bíblia fala acerca desses dois lugares ou elogios ao céu e críticas ao inferno, deve-se evitar usar músicas especulando se iremos falar com Abraão, isaque, Jacó, José ou seja lá quem for, ou se iremos cantar rock, rock, rock pra Jesus lá no céu.

4 - MANTRA: Um assunto muito discutido é a existência ou não do chamado "mantra gospel"; sim, ele existe, e é praticado até por grandes mininstros de louvor, com a intenção de forçar emocionalmente o ouvinte a fazer aquilo que o cantor diz ou pensar como ele pensa. Isso é tão perigoso quanto as chamadas mensagens subliminares. Está lotado de coisas como "meu pai... me-eu pai, meu papai!..." ou "uma nova unção, uma nova unção, uma nova unção, uma nova unção..." que realmente, depois que se repete tanto uma coisa logicamente você acaba sendo forçado a acreditar, ainda que não de coração. Isso também deve se evitar em músicas que repetem a mesma estrofe um milhão de vezes.

5 - Emocionalismo, psicologia regressiva e etc: Fórmulas que levam você a se quebrantar emocionalmente, voltar ao passado, etc. Essas fórmulas são similares a lavagem cerebral e devem ser evitadas. Claro que devemos sempre tentar nos livrar nos traumas do passado, mas isso não significa relembrar dele, pois devemos fazer como Paulo em Filipenses 3: "Esquecendo das coisas que para trás ficaram..."

Outro método a ser abolido é um clima de romantismo que algumas bandas criam, às vezes propositadamente. Completamente errôneo.

6 - Poesia demais: Emocionalismo de novo. Muitas vezes tanta poesia acaba com a Bíblia e sua importância.

7 - Simplificar demais a Bíblia ou o Evangelho: Alguns, seguidores da Teologia da Prosperidade, se limitam a falar de bençãos, chuvas de bençãos, tempestades de bençãos e tome benção... Isso não é vida cristã, de maneira nenhuma. Tem que falar das alegrias, mas também das dificuldades. Tem que ter exortação, evangelismo, adoração, tudo isso. Não em todas as músicas, claro, mas tem gente que vive disso, só benção...

8 - Atributos que não são nossos: Nós não determinamos bençãos nenhumas diante de Deus, pois não estamos no lugar dele. Sim, devemos determinar nossa salvação (sempre buscando a santidade entretanto) e que seremos abençoados com toda a sorte de bençãos que Deus quiser, não o que a gente quer!!! Tem gente usando de maneira errada Salmos 37:4 "Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração". tem que procurar na Bíblia, que tem que estar dentro do que Deus quer, procure em Romanos que nem tudo convém, e em Tiago 4 que muitas vezes não recebemos por não sabermos pedir, e por pedir só por nós, pela nossa vida terrena, etc.

Também não temos direito algum de coroar a Deus. Muitas músicas dizem que estamos coroando a Deus, o quje é um erro de interpretação na parte do "trono de louvor" que a Bíblia fala. Fazer um trono de louvor é uma coisa, já que Deus, mesmo que nós não fizessemos trono algum, já é Rei absoluto, mas nós coroarmos a Deus é totalmente inadequado e anti-bíblico.

9 - Ser ambíguo ou sutil em excesso: Existem músicos que simplemente esquecem de Deus em suas músicas, acham que qualquer um entenderá que ele está falando dele, ou pior, fazem letras em que não fica claro a quem ele está falando (de Deus, de alguém, de algo, etc). Temos que ser como o Stryper disse: "Loud 'n Cloud" (Alto e Claro!) (Apesar de que eles também já erraram nesse ponto, com o disco "Against the Law")

10 - Letras sem sentido: Diversos músicos utilizam músicas malucas, sem pé nem cabeça, sem indicação bíblica nem de ensinos para a fé cristã, além de não levar ninguém para o céu, tais letras só levaram muitos a ter problemas dentro da igreja e na vida cristã como um todo.

Existem aqueles que botam gírias "até umas horas", achando que vão atrair "a galera" assim, mas muitas vezes estão tratando Jesus de maneira blasfema e errada (Jesus não é Jóia, Massa - Massa era a gíria de MACONHA! - nem deixa ninguém numa boa, nem é droga pra ser enfiado na veia de ninguém - aliás, se quer isso, deveria colocá-lo no CORAÇÃO, que enviará para as ARTÉRIAS o sangue puro de CRISTO - entre outros erros terríveis). Músicas que só falam de "truta", "mano", "parcero" e outros mais afastam do que atraem seguidores. Muitas vezes tornam-se até piadas.

Outro tipo de gíria é a "gíria crente" - sim, isso existe! "Tá Amarrado!", "Determino a Bença!", "Chuta que é Laço" e outras gírias sem base bíblica alguma "estão a solta" na música cristã, algumas já a muitos anos mesmo!

11 - Ôi-oi-oi-oi-oi-oi-oi iê!!!! - Tem músicas que ás vezes só se detêm nesses gritinhos de bandas mundanas. Vamos ser objetivos: tou falando de Jesus quando fico gritando essas coisas?

12 - COVERS - Quando é um cover de bandas e cantores evangélicos, tudo bem. É até saudávelm, alguns compositores fazem músicas fabulosas que muitos se esquecem com o tempo, infelizmente. Outra coisa bem diferente é "coverar" músicas mundanas. Algumas pode-se talvez aceitar, caso se conheça o histórico da banda ou cantor e a música seja realmente boa. Ainda assim, deve-se evitar. Já vi muitos casos de críticas a cantores cristãos por cantarem músicas românticas do mundo a torto e direito.

Outro caso é dos cantores secualres que se "convertem". Alguns podem até continuar em suas carreiras, caso suas músicas sejam realmente neutras (embora isso não converta suas letras anteriores - música não se converte! Rodolfo Abrantes é um caso de coragem, ao abandonar totalmente sua carreira mundana por perceber que as letras de sua então banda eram totalmente blasfemas e sexistas). Se não, se houver idolatria, sexismo, romantismo excessivo (do tipo "você é minha vida, meu tudo" - Jesus agora é quem deve ser o seu tudo!), esqueça-as por completo! Pena que nem todos façam isso...

13 - "Palco Iluminado, com Luzes Coloridas!" - Tirei esse verso da Banda Getsêmani, pra ilustrar um erro máximo: o da apresentação. Investimento em qualidade de palco, em luzes, fumaça, raios lasers, palco giratório, etc, etc, etc, não vão salvar ninguém!!! Vão é criar um povo idólatra, idiotizado e sem Cristo. Todo esse investimento pode até ser válido, mas se não for acompanhado da PALAVRA DE DEUS nem do VERDADEIRO EVANGELHO - não o de facilidades, mas o de intimidade e santidade! - nenhum dos seus frutos relamente permanecerão, e caso isto aconteça, podem ser frutos muito ruins. Toda árvore que não dá bons frutos, você minintro querido que com certeza lê a Bíblia, sabe o que vai acontecer, né? Tá bom, vou dar uma colher de chá procê: Leia Mateus 7 e veja lá o que acontece! Já vi muitos eventos que as bandas nem pregam, não oram, não incentivam ninguém ao Evangelho, isso é inútil.

Suas atitudes no palco, pulando, rodopiando, dando moshes, batendo cabeça, jogando flores e beijos, se achando o melhor (é, o cartaz do teu "show" - seria melhor dizer evento, mas vou relevar essa... - tá dizendo que você é "A MAIOR BANDA DO BRASIL, DO MUNDO, O MELHOR SHOW, A SUPER BANDA, A REVELAÇÃO DA MÚSICA GOSPEL", etc, etc, etc. EU PENSAVA QUE O MELHOR ERA O CRISTO QUE DEVERIA ESTAR NESSE EVENTO - o que eu acho que não está, sem ser pessimista, amigo...), não vai levar ninguém, ninguém mesmo, pro céu!

Você diz: "eu não sou pastor, o pastor que cuide deles!" Acho que você não lê Bíblia memso, hein? Procure direitinho, que a Bíblia não nos mandou só pra levar pessoas pra serem salvas, mas para que se mantenham no Caminho (Mt. 28: 19-20). Fazer discípulos para o Senhor. Discípulos! Não um bando de pessoas que vão pro show da tua banda, pulam e ainda dão porrada nos outros. É!!! Tem gente que faz isso!!! Quer que eu prove? Eu já tive nessas malditas rodas "punks", sei que elas transgridem o que Jesus disse a respeito de não buscar a violência. A Bíblia nunca disse em lugar nenhum que nós devemos ficar batendo nos outros irmãos, mas ajudando-os. Em Atos dos Apóstolos, eu vejo os irmãos ajudando os outros, até vendendo o que tem para ajudar os mais necessitados. Procure e veja se algum cristão da igreja primitiva ficava batendo no outro. Procure nas epístolas se existem alguma recomendação do tipo: "na hora dos cânticos, se batam uns nos outros". Isso que eu vejo nos "shows" não é o Espírito Santo, é o ESPÍRITO DO MUNDO!!!

O que eu vejo mais? "Gritos e Delírios"! Realmente. Uma penca de mulheres gritando por seus ídolos. Veja alguns dos seus cds e dvds ao vivo. Veja o quanto de gritos aparecem pelo nome dos caras, chamando-os de lindos, de o máximo... E Jesus??????

Outro erro: fazer coisas similares aos do mundo. Se vestir igual bandas do mundo, cantar igual a eles, usar corpse paint, uma coisa que acho muito imitativa, ter aparência feminina (algumas bandas fazem muito isso...). É muita coisa, meu irmão!!! Espero que isto sirva pra você meditar. Não estou sendo contra o rock ou a música gospel, mas contra algumas práticas que existem e que podem ser evitadas, mas muitas vezes não o são por puro desinteresse de bandas, que às vezes só querem, ao meu ver, a fama e o dinheiro. Sabe pra onde irão com tal fama e dinheiro, não é???

Por isso, meditem na Bíblia, orem muito, jejuem, façam a vontade de Deus e lembre-se que estamos lidando com vidas, não com porcos!!!

OBS: Uma coisa que não sou contra: bandas evangélicas em programas não evangélicos. É bom, desde que, é claro, eles estejam firmes no propósito de levar o Evangelho, caso contrário, melhor nem aparecer, pois senão vai ser apenas um show como outro qualquer e o pior, sem unção alguma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário