Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

A HISTORIA DO PENTECOSTES - 100 ANOS DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL

Sabemos que o principio de Pentecostes, aconteceu em Jerusalém, “...no cenáculo, onde habitavam, Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago”. At 1.2,13. Quando da Efusão do Espírito Santo sobre os quase 120 discípulos e Apóstolos de Jesus no dia de Pentecostes. At. 1.15;2.1.

Mas não vou me deter neste assunto que é tão conhecido dos pentecostais, quero falar como começou o Pentecostes no século 20, como tudo começou. E como hoje precisamos saber que, esse PENTECOSTES, não é uma invenção dos pentecostais, ao contrario, é Bíblico e real.

Tudo começou em Los Angeles no início do século passado, entre1906 a 1909. Um Pastor afro-americano chamado de William Joseph Seymour (1870-1922), pastor de uma igreja evangélica chamada de Missão da Fé Apostólica, os cultos, ocorriam três vezes ao dia em uma rua, chamada de rua AZUZA, 312.

O avivamento da Rua Azusa, na cidade de Los Angeles - EUA tem marcado profundamente o Cristianismo dos últimos cem anos. Hoje, dos 660 milhões de cristãos protestantes e evangélicos no mundo,600 milhões pertençam a igrejas que foram diretamente influenciadas pelo avivamento da Rua Azusa.

O início do avivamento começou com o ministério do Charles Fox Parham. Em 1898,Parham abriu um ministério, incluindo uma escola Bíblica, na cidade de Topeka, Kansas. Depois de estudar o livro de Atos, os alunos da escola começaram buscar o batismo no Espírito Santo, e, no dia 1° de janeiro de 1901, uma aluna, Agnes Ozman, recebeu o batismo, com a manifestação do dom de falar em línguas estranhas. Nos dias seguintes, outros alunos, e o próprio Parham, também receberam a experiência e falaram em línguas.

Nesta época, as igrejasHoliness ("Santidade"), descendentes da Igreja Metodista, ensinaram que o batismo no Espírito Santo, a chamada "segunda benção", significava uma santificação, e não uma experiência de capacitação de poder sobrenatural. Os dons do Espírito Santo, tais como falar em línguas estranhas, não fizeram parte da sua teologia do batismo no Espírito. A mensagem do Parham, porém, foi que o batismo no Espírito Santo deve ser acompanhado com o sinal miraculoso de falar em línguas.

Parham, com seu pequeno grupo de alunos e obreiros, começou pregar sobre o batismo no Espírito Santo, e também iniciou um jornal chamado "The Apostolic Faith" (A Fé Apostólica). Em Janeiro de 1906 ele abriu uma outra escola Bíblica na cidade de Houstan, Texas.

Um dos alunos esta escola foi o William Seymour. Nascido em 1870, filho de ex-escravos, Seymour estava pastoreando uma pequena igreja Holinessna cidade, e já estava orando cinco horas por dia para poder receber a plenitude do Espírito Santo na sua vida.

Seymour enfrentou as leis de segregação racial da época para poder freqüentar a escola. Ele não foi autorizado ficar na sala de aula com alunos brancos, sendo obrigado a assistir as aulas do corredor. Seymour também não pudia orar nem receber oração com os outros alunos, e conseqüentemente, não recebeu o batismo no Espírito Santo na escola, mesmo concordando com a mensagem.

Uma pequena congregação Holiness da cidade de Los Angeles ouviu sobre Seymer e o chamou para ministrar na sua igreja. Mas quando ele chegou e pregou sobre o batismo no Espírito Santo e o dom de línguas, Seymour logo foi excluído daquela congregação.

Sozinho na cidade de Los Angeles, sem sustento financeiro nem a passagem para poder voltar para Houston, Seymour foi hospedado por Edward Lee, um membro daquela igreja, e mais tarde, por Richard Asberry. Seymour ficou em oração, aumentando seu tempo diário de oração para sete horas por dia, pedindo que Deus o desse "aquilo que Parham pregou, o verdadeiro Espírito Santo e fogo, com línguas e o amor e o poder de Deus, como os apóstolos tiveram."

Uma reunião de oração começou na casa da família Asbery, na Rua Bonnie Brae, número 214. O grupo levantou uma oferta para poder trazer Lucy Farrow, amiga de Seymour que já tinha recebido o batismo no Espírito Santo, da cidade de Houston. Quando ela chegou, Farrow orou para Edward Lee, que caiu no chão e começou falar em línguas estranhas.

Naquela mesma noite, 9 de abril de 1906, o poder do Espírito Santo caiu na reunião de oração na Rua Bonnie Brae, e a maioria das pessoas presentes começaram falar em línguas. Jennie Moore, que mais tarde se casou com William Seymour, começou cantar e tocar o piano, apesar de nunca tiver aprendido a tocar.

A partir dessa noite, a casa na Rua Bonnie ficou lotado com pessoas buscando o batismo no Espírito Santo. Dentro de poucos dias, o próprio Seymour também recebeu o batismo e o dom de línguas.

I – O QUE ACONTECEU NA RUA AZUZA?

Crentes de todo o mundo estavam recebendo noticias que um grupo de cristãos de Los Angeles estava falando em outras línguas, tais como os crentes em Jerusalém, receberam no dia de Pentecostes, entre eles estavam dois Pastore suecos – GUNNAR VINGRE E DANIEL BERG. (missionários no Brasil e pais das Assembléias de Deus do Brasil).

“Lá em AZUZA, aconteceu um dos maiores milagres da época. Os Estados Unidos vivia um período de racismo intenso, contudo, o movimento pentecostal daqueles dias trouxe centenas de Brancos a se submeterem à autoridade eclesiástica de um negro, provando assim que o pentecostalismo, não é uma idéia de homens, mais o verdadeiro poder de Deus, onde Deus une brancos, negros, índios e qualquer raça e cor. E depois a grande maioria daquela igreja era composta por pessoas brancas, tendo como pastor um negro”.(extraído do artigo How Pentecost Came to Los Angeles – Como o Pentecostes veio até Los Angeles. Do Jornalista Bartleman).

Segundo este mesmo jornalista, quando os irmão da rua azuza colocavam suas mãos sobre a cabeça das pessoas que iam lá, eles eram batizados no Espírito Santo.

Lá os cultos eram marcados pela manifestação poderosa do Espírito Santo, como entregar mensagens em línguas estranhas com interpretações, orações pelos enfermos eram algo largamente praticado em todos os cultos naqueles dias. Aqui deixo um alerta para nossos lideres de não deixarem esse costume bíblico e santo acabar.

II – DO AVIVAMENTO NA RUA AZUZA AO SURGIMENTO DE DENOMINAÇÕES.

Com o crescimento deste movimento santo, que denominaram, de PENTECOSTAL, o numero de pessoas iam crescendo mais e mais, e os grupos denominacionais começaram a surgir, grupos independentes que emergiram em denominações. Tambémalgumas denominações já estabelecidas adotaram doutrinas e práticas pentecostais, como é o caso da Igreja de Deus em Cristo.

Mais tarde, alguns grupos ligados ao movimento pentecostal começaram a crer no unicismo invés da triunidade (trindade). Com o crescimento da rivalidade entre os que criam no unicismo e os que criam na trindade geram um cisma e novas denominações nasceriam como a Igreja Pentecostal Unida (unicista) e as Assembléias de Deus (trinitária).

O pentecostalismo chega ao país em 1910, com a fundação daCongregação Cristã no Brasil, na cidade de São Paulo. Iniciativa do italiano Luigi Francescon, de origem presbiteriana, que vem dos Estados Unidos. Atualmente, existem centenas de igrejas, e as principais, são: Assembléia de Deus (Pará, 1911) é a maior igreja evangélica da América Latina e a segunda a surgir no Brasil. É fundada em Belém (PA) em 1911, pelos missionários suecosDaniel Berg e Gunnar Vingren, ex-batistas oriundos dos Estados Unidos. Evangelho Quadrangular (São Paulo, 1953) Fundada pelos missionários norte-americanos Harold Williams e Raumond Boatright., Deus é Amor(São Paulo, 1962) Criada por David Miranda, tem sede na cidade de São Paulo.

II - DO AVIVAMENTO NA RUA AZUZA AO PENTECOSTALISMO NO BRASIL.

O movimento pentecostal pode ser dividido em três ondas. A primeira chamada pentecostalismo clássico, abrange o período de 1910 a 1950 e vai de sua implantação no país, com a fundação da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus, até sua difusão pelo território nacional. Desde o início, ambas as igrejas caracterizam-se pela ênfase na crença no Espírito Santo, rejeita os valores do mundo e defende a plenitude da vida moral.

A segunda onda começa a surgir na década de 1950, quando chegam a São Paulo dois missionários norte-americanos daInternational Church of The Foursquare Gospel. Na capital paulista, eles criam a Cruzada Nacional de Evangelização e, centrados na cura divina, iniciam a evangelização das massas, principalmente pelo rádio, contribuindo bastante para a expansão do pentecostalismo no Brasil. Em seguida,fundam a Igreja do Evangelho Quadrangular. No seu rastro, surgem O Brasil para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Casa da Bênção, Igrejas Unidas e diversas outras menores.

A terceira onda, a neopentecostal, tem início na segunda metade dos anos 70. Fundadas por brasileiros, a Igreja Universal do Reino de Deus (Rio de Janeiro, 1980), a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (Brasília, 1992) e a Renascer em Cristo(São Paulo, 1986) estão entre as principais. Utilizam intensamente a mídia eletrônica e aplicam técnicas de administração empresarial, com uso de marketing, planejamento estatístico, análise de resultados, etc. Algumas delas pregam a Teologia da Prosperidade, pela qual o cristão está destinado à prosperidade terrena, e rejeitam os tradicionais usos e costumes pentecostais. O neopentecostalismo constitui a vertente pentecostal mais influente e a que mais cresce. Também são mais liberais em questões de costumes.

Paralelamente ao Pentecostalismo, várias denominações protestantes tradicionais experimentaram movimentos internos, com manifestações pentecostais, assim foram denominados"Renovados", como aIgreja Presbiteriana Renovada, Convenção Batista Nacional, Igreja do Avivamento Bíblico e Igreja Cristã Maranata.

A doutrina de renovação do Pentecostalismo passou até mesmo as fronteiras do Protestantismo, surgindo movimentos de renovação pentecostal Católica Romana e Ortodoxa Oriental, como a Renovação Carismática Católica.

Naquela época ninguém imaginaria que a RUA AZUZA se tornaria um dos pontos decisivos do Legado e da história do pentecostes mundial, pois foi lá que tudo começou.

JACKSON GUNNAR VINGRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário