O carnaval é considerado uma das festas populares mais e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
Não serei mediocre em dizer que realmente o carnaval se tornou uma cultura forte do Brasil, no entanto os indices alarmantes de proliferação de AIDS e da criminalidade neste período é enorme. Segundoa estatistica, cerca de 30% das pessoas nestes 4 dias irão contrair aids, as forças tarefas policiais, já se arregimentam para a expectativa de acidentes aumentarem e um alto indice de criminalidades, roubos, entre outros.
O certo é que o carnaval deixa de ser uma cultura, como era antes e passa a ser um verdadeiro culto a libertinagem e a carne.
Que Deus tenha misericordia do Brasil, e que as pessoas um dia parem para pensar que o culto a carne é idolatria a Deus é o Egocentrismo imperando na vida de milhares de brasileiros.
Jackson Gunnar Vingre
Nenhum comentário:
Postar um comentário