Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O QUE A BÍBLIA NÃO DIZ (PARTE I )


A Bíblia diz que o éden e o jardim do éden eram o mesmo lugar?

O jardim do Éden não era o Éden, pois ele foi plantado no Éden (Gênesis 2.8). Da banda do Oriente. Existia o Éden e existia o Jardim do Éden.

O Éden deveria ser uma área bem maior. No versículo 10 deste mesmo capítulo, descobrimos esta expressão esclarecedora. “E saía um rio do Éden para regar o jardim. O Éden era o lugar mais secreto e mais sagrado, onde a glória de Deus habitava em plenitude.

A Bíblia diz que os gafanhotos que João Batista comia eram uma espécie de vegetal?

Quando se lê, no relato a respeito de João Batista, que ele comia gafanhotos, muitos sentem uma revolução no estômago, imaginando que o profeta estaria comendo algo imundo.

Já li em alguns comentários e já ouvi alguns professores de Bíblia afirmando que aqueles gafanhotos eram uma espécie de vegetal.

A Bíblia, porém, deixa claro que João Batista comia mesmo eram os insetos que conhecemos pelo nome de gafanhoto, o que é uma boa tradução para a palavra grega “akridia”.  Confira.

“E este João tinha o seu vestido de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos. E alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre”. (Mateus 3.4).

Voltando, porém, no tempo, ao lermos o livro de Levítico, vamos descobrir que João estava comendo uma das mais finas iguarias do seu tempo, a qual era plenamente permitida até pela Lei do Senhor. Leiamos Levítico 11.20-22.

“Todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação. Mas isto comereis de todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés. O que tiver pernas sobre seus pés para saltar com elas  sobre a terra. Deles comereis estes. O GAFANHOTO segundo a sua espécie, e o hargol segundo a sua espécie, e o hagabe segundo a sua espécie”.

Segundo esta definição comer gafanhotos e até GRILOS E SALTÕES constituía-se uma dieta saudável e correta.           

A Bíblia diz que os anjos desejaram ou desejam pregar o evangelho?

Muitos ensinam que a pregação do Evangelho foi entregue aos homens e que os anjos desejaram muito receber esta missão, mas não puderam.

Podemos afirmar, com toda a segurança, que nem Deus pensou em mandar os anjos pregarem o Evangelho, nem jamais passou pelo pensamento dos anjos o desejo de pregar o Evangelho.

Os anjos têm missões específicas, grandiosas e gloriosas da parte de Deus, mas nunca desejaram ou desejam pregar o Evangelho.

Mas, em que texto os ensinadores desta idéia absurda querem basear-se para tal afirmação? Em I Pedro 1.12 que, de modo algum, afirma que os anjos desejaram pregar o Evangelho. Confira.

“Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nos, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho. Para as quais coisas os anjos desejam atentar.

Nenhuma das traduções que consultei, em vários idiomas, ou no grego, fala a respeito disto.

Encontrei os termos “atentar”, “perscrutar”, “observar”, “entender”, “olhar para dentro”, “examinar”.

A que se refere tudo isto?

É claro que o texto diz que os anjos desejaram entender o mistério do Evangelho, mas nunca pregar o Evangelho

A Bíblia diz que a nossa fé tem que ser do tamanho de um grão de mostarda?

Nem em Mateus 17.20, nem em Lucas 17.6, Jesus disse “se tiverdes fé DO TAMANHO de um grão de mostarda”, mas em ambas as ocasiões Ele disse. “se tiverdes fé COMO UM GRÃO de mostarda”, o que é algo totalmente diferente.

“Como um grão de mostarda” está referindo-se à qualidade do grão. Os melhores horticultores já tentaram, em vão, HIBRIDAR o grão de mostarda e não o conseguiram. Com as outras hortaliças isto é muito fácil. A fé genuína é como a semente de mostarda, que não pode ser mesclada com “filosofias e vãs sutilezas”.

A Bíblia diz que Dalila cortou os cabelos de Sansão?

Existe uma famosa pintura de André Mantegna (1431-1506). De Sansão e Dalila e ela está cortando o cabelo dele. Isto reflete uma crença muito comum a respeito desse assunto. Isto, porém, não é verdade. Dalila não cortou sequer um fio de cabelo de Sansão.

Quem cortou, então, o cabelo de Sansão? A Bíblia diz que foi um homem. Veja.

“Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e RAPOU-LHE as sete tranças do cabelo de sua cabeça. E começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força”. (Juizes 16.19).

A Bíblia diz que Jesus surrou os vendilhões do templo?

“E  achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos e os cambiadores assentados. E, tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas”. (Quarto Evangelho 2.14,15).

Apesar do detalhe do “azorrague de cordéis” e  do Evangelho de João ter testemunhado que Jesus lançou todos fora do templo, não existe qualquer motivo para pregadores mais inflamados afirmarem que Jesus aplicou uma tremenda surra naqueles vendilhões do templo.

O próprio caráter de Jesus  contradiz tal afirmação.

O que  parece mais evidente é que ele, brandindo o tal chicote, usou-o para escorraçar os animais dormentes, mas não chegou a aplicar chicotadas em qualquer dos homens ali presentes.

A Bíblia diz que Jesus virá como um ladrão para os crentes?

“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva. Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite”. (I Tessalonicenses 5.1,2).

Este texto tem sido um dois mais citados e a respeito do qual mais se tem pregado, principalmente nestes últimos dias. O que a grande maioria dos pregadores, contudo, deixa de citar e explicar, é o versículo que vem logo em seguida, o versículo 4 do mesmo Capítulo de I Tessalonicenses. Ei-lo.

“Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia COMO LADRÃO VOS APANHE DE SURPRESA”.
Vale a pena meditar  um pouco neste trecho sagrado e tão glorioso não é mesmo?

A Bíblia diz que existe mais de um arcanjo?

Apesar de uma tradição, afirmar que existem três  arcanjos - Miguel, Gabriel e Rafael - a Bíblia jamais fala de mais de um arcanjo, o qual é Miguel.
           
Gabriel é um anjo poderoso que, segundo seu próprio testemunho “assiste diante de Deus” (Lucas 1.19), porém  não existe qualquer referência  que aponte Gabriel como arcanjo. Como anjo, sim, mas como arcanjo, nunca.

Rafael não é citado na Bíblia, portanto está fora se cogitação. Resta Miguel. Este é realmente O arcanjo de que falam as Escrituras. Como o próprio nome está dizendo, ARCANJO significa “Primeiro Anjo”, ou “Anjo Principal”, logo, se existe um primeiro, ou principal, os outros são anjos, mas não arcanjos.
As referências a respeito de tal assunto encontram-se nos textos que citamos a seguir.

I Tessalonicenses  4.16 - “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com  VOZ DE ARCANJO e com a trombeta de Deus. E os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

A RA é mais específica pois diz “a voz DO  arcanjo”.

Judas  9 -   “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo..”.

Apocalipse 12.7 -  “E houve batalha no céu. Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão, e batalhavam  o dragão e os seus anjos”.

Como vemos, Miguel é o comandante dos anjos, ou seja,  O anjo principal, OU ARCANJO!

A Bíblia diz que as 99 ovelhas ficam seguras no aprisco?
           
Falando  sobre a parábola da ovelha perdida, existe um  hino que afirma o seguinte.

“As noventa e nove
       Seguras no aprisco.”.

Existe outro hino que confirma tal declaração com uma semelhante.

“Noventa e nove ovelhas há
                                    Seguras no curral”

Será que tais frases poéticas estão de acordo com o que está escrito na Bíblia? Vamos ver o que  diz o evangelista Lucas.

“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa NO DESERTO as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la?”  (Lucas 15.4).

Está vendo? Quando o pastor sai em busca da ovelha desgarrada, as outras noventa e nove ficam no deserto. Isto demonstra o grau de cuidado do pastor em relação à que se desgarra.

A confirmação disto encontra-se no Evangelho de Mateus 18.12.

“Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará ele NOS MONTES as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou?”

É sempre aconselhável dar uma boa olhada na Bíblia, na hora de compor algum hino, não?

A Bíblia diz que o filho pródigo comeu da comida dos porcos?

Há muitos que afirmam, durante suas mensagens, que o filho pródigo depois que gastou toda sua fortuna, de maneira dissoluta, foi trabalhar nos campos de certo cidadão, cuidando de porcos. Até aí está tudo de acordo com o que diz a Bíblia. Contudo, gostam de acrescentar que o filho pródigo comia comida de porcos, as alfarrobas, que servia aos suínos que apascentava.

A Bíblia diz apenas que ele “desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam” (Lucas 15.16). Entre desejar comer e efetivamente deglutir aquela alimentação estranha ao homem, era algo bem diverso.

Algumas traduções dão “alfarrobas”, enquanto que outras dão “bolotas”. Encontramos traduções com “vagens”, “palha de milho” e “legumes”. Julgamos que a melhor tradução e mesmo “bolotas”, que são glandes do carvalho ou da azinheira.

Outra curiosidade do texto é que esta expressão “ninguém lhe dava NADA”. (V-16), dá a impressão que ele queria comer as bolotas e ninguém queria lhe dar algum pão ou outro tipo de comida. Esta palavra NADA é um acréscimo de composição, ou seja, palavras que são colocadas para compor melhor o texto, mas que não se encontram nos originais.

A tradução mais correta seria, então, a seguinte. “E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém LHAS DAVA”. Ou seja, ele bem que comeria as tais bolotas, o problema é que nem mesmo as bolotas eram liberadas para sua alimentação.

A Bíblia diz que Maria Madalena era uma prostituta?

Maria Madalena, aquela mulher que acompanhava Jesus e o servia, que esteve junto da cruz e foi a primeira a vê-lo ressuscitado e que o anunciou aos outros irmãos, tem recebido, durante séculos de cristianismo, uma pecha desagradável que jamais mereceu.

Apesar de Jesus ter expulsado dela 7 demônios (Lucas 8.2), não existe qualquer referência que afirme que a pobre mulher, antes de conhecer a Jesus, tenha sido uma PROSTITUTA!

Talvez a confundam com a mulher PECADORA, que regou os pés de Jesus com lágrimas e enxugou-lhos com seus próprios cabelos. (Lucas 7.36-50).

A bíblia diz que Judas se enforcou?

"E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar”.  (Mateus  27.5).

“Ora, este adquiriu um campo, com o galardão da iniquidade e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram”. (Atos  1.18).

Estes dois textos, ambos referindo-se a Judas Iscariotes, tem sido muito discutido no decorrer dos séculos,. Muitos  acham que existe contradição entre as duas narrativas, porém existem algumas teorias que descartam a possibilidade de contradição.

Existe a chamada “teoria da corda partida”. Há quem pense que Judas realmente enforcou-se, porém, na hora em que se enforcou à beira de um precipício, a  corda quebrou-se e ele caiu lá embaixo.

O que pode realmente ter acontecido é que ele saiu para se enforcar, porém, vendo um abismo diante de si, e estando desesperado, nem chegou a preocupar-se em preparar um laço de forca. Saltou no vazio e.. Arrebentou-se! Ou, até mesmo, correndo para se enforcar, não viu o abismo na escuridão e caiu.

A Bíblia diz: “Crente que tem promessa não morre”?

Esta frase não está registrada na Palavra do Senhor, tampouco a tese contida nela tem o apoio das Escrituras. Afinal, para Deus vivemos e para Ele também morremos (Fp 1.21-23; Rm 8.38,39). Em Hebreus 11.39, inclusive, menciona-se o seguinte acerca de verdadeiros heróis da fé, fiés ao Senhor Jesus até à morte: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa”. O versículo 13 também diz: "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas..." Pois é... eis aqui um grande grupo de servos de Deus que morreu sem ter alcançado a promessa! Infelizmente, o chavão em apreço gera nos crentes a idéia de que todos são invencíveis, pois, qual crente não tem promessa? Pensemos nas coisas de cima (Cl 3.1,2), pois a nossa Cidade está nos Céus (Fp 3.20,21). No meu novo livro Mais Erros que os Pregadores Devem Evitar analiso esse chavão de maneira detalhada.

A Bíblia diz: “Os sonhos de Deus jamais vão morrer”?

Esse modismo tem sido propagado por super-pregadores (famosos animadores de auditório), pregadores sinceros (mas mal informados), cantores-astros, cantores tementes a Deus (que seguem a maus exemplos), etc. Sabemos, porém, à luz da Bíblia, que Deus não sonha; que os sonhos mencionados na Palavra profética são sonhos de verdade, e não “sonhos”, no sentido de aspirações ou sentimentos (Jl 2.28,29); e que enganoso é coração do homem (Jr 17.9; Pv 16.1,2; 2 Sm 7). Muitos pregadores gostam de usar a biografia de José (Gn 37;39-50) para dizer que crente é um "sonhador". Porém, os sonhos de José foram sonhos mesmo, revelações de Deus, e não projetos humanos. Para saber mais sobre isso, leia neste blog a análise da canção “Sonhos de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário