Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O QUE A BÍBLIA NÃO DIZ (PARTE II)

Perante Deus, até a tristeza salta de prazer?

Tudo isso baseado em Jó 41.22. Uma olhada mais cuidadosa e podemos ver que na verdade ali está falando não de Deus, mas sim de um animal chamado leviatã. Para provar isso, podemos inclusive lê na versão de Almeida – Revista e atualizada onde diz: “No seu pescoço reside a força; e diante dele salta o desespero”.

“o cair é do homem e o levantar é do Homem e o levantar é de Deus, isso é verdade?

O que diz a Bíblia: “sete vezes cairá o justo e se levantará (Pv 24.16)”, ou melhor, poderíamos usar a versão de Almeida-Revista e Corrigida que diz: “sete vezes cairá o justo mas o SENHOR o levantará” – Acho que com esta ultima fica melhor.
A Bíblia não diz que Jacó teve que esperar 14 anos para casar-se com Raquel
O sogro de Jacó era um homem muito ladino. Quando viu que Jacó queria casar-se com sua filha Raquel, por quem estava apaixonado, propôs ao futuro genro um acordo. Ele tinha que trabalhar de graça durante sete anos para poder conseguir a tão sonhada esposa.
Todos conhecem a história da astúcia de Labão. Quando terminaram os sete anos, na noite de núpcias, em lugar de Jacó encontrar no leito nupcial sua tão sonhada eleita, encontrou sua irmã mais velha, Lia. 
No dia seguinte, decepcionado procurou o sogro. Ele simplesmente disse que aquilo era um costume da terra. Não era possível casar-se com a mais nova quando a mais velha ainda estava solteira. Jacó concordou, mas teve que concordar, também, que para casar-se com Raquel tinha que trabalhar mais sete anos de graça.
São muitos os que pregam que Jacó teve de esperar mais sete anos, casado com Lia para poder casar-se com Raquel. A Bíblia simplesmente não diz isto. Labão falou que ele esperaria passar a semana de Lia, que eram os dias de bodas e, em seguida, casaria com Raquel. Foi exatamente isto que aconteceu. Depois de sete dias ele se casou com Raquel, embora tivesse de trabalhar mais sete anos depois daquilo, porém já estava casado. Pode conferir, agora, o relato em Gênesis 29.26-28.
“E disse Labão. Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos servires comigo. E Jacó fez assim. E cumpriu a semana desta. Então lhe deu por mulher Raquel sua filha”.

A Bíblia não diz que toda pessoa que se converte, também toda a sua casa será salva?

Já conheci muitas pessoas frustradas, pelo fato de terem se convertido e suas famílias terem permanecido incrédulas ate morrerem, sem crerem em Jesus Cristo.
Isto porque se baseiam na promessa que Deus fez ao carcereiro de Filipos. 
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16.31).
Para entendermos melhor a Bíblia, precisamos atentar para os detalhes. Também temos que evitar as generalizações.
Neste caso a particularidade é a conversão do carcereiro de Filipos e a promessa especial que toda a sua casa seria salva. Isto realmente aconteceu.
Existem muitos mandamentos particulares, exclusivos. Como também muitas promessas particulares e exclusivas.
A promessa particular dada ao carcereiro de Filipos não deve pressupor uma promessa generalizada para todos aqueles que crerem.
Graças a Deus que a mesma bênção concedida ao carcereiro de Filipos já aconteceu em muitas vidas. Eu mesmo, fui o primeiro a me converter na família e toda a minha família, exceto dois, creu. Mas, e esses dois?
Poderão viver o resto da vida incrédulos e assim morrerem. Espero que não, mas é possível e mesmo que assim aconteça, não está contradizendo a Bíblia.

A Bíblia não diz que Jesus mandou examinar as Escrituras?

Não são poucos os pregadores que afirmam que Jesus mandou examinar as Escrituras.
É claro que examinar as Escrituras é obrigação e privilégio de todo filho de Deus, mas a verdade tem que ser falada corretamente, sem qualquer acréscimo. 
O que Jesus disse foi que os escribas e fariseus examinavam as Escrituras, porque julgavam ter nelas a vida eterna, mas não queriam ir a ele para terem vida.
O que ele falou não está no imperativo do verbo (examinai), mas está no presente do indicativo (examinais).
Algumas traduções colocaram um apêndice no texto de Quarto Evangelho 5.39, mas tal apêndice é completamente arbitrário.
Onde está escrito “examinais”, eles colocaram um adendo “ou examinai”.
Este adendo é algo totalmente arbitrário, fora do original. Trata-se de mais um pernicioso acréscimo à Palavra de Deus.

A Bíblia não diz que o homem foi feito do barro?

Já ouvi muitos repetindo que o homem foi feito do barro. Esta afirmação não é verdadeira.
Eu me preocupo por um motivo: a Bíblia tem que ser ensinada de maneira pura, completa e verdadeira. 
Há poucos dias escutei um respeitável pregador dizer que satanás era o regente do coral celeste e que ele, de tempos em tempos, convocava os anjos cantores, descia à terra com eles, ensaiava um bocado de hinos e em seguida subia novamente para o céu a fim de louvar ao Senhor com aqueles hinos.
É por causa desta e de outras invenções semelhantes, que procuro chamar a atenção dos irmãos para a realidade do que está escrito.
A Bíblia diz que o homem foi feito “do pó da terra” e não do barro (Gênesis 2.7).

A Bíblia não diz que o sumo-sacerdote entrava no Santo dos Santos com uma corda amarrada em sua perna?

Muito se ensina que o sumo-sacerdote quando entrava no Santo dos Santos, tinha uma corda amarrada em sua perna, ou na cintura, para que, se por acaso ele morresse, como ninguém podia entrar naquele lugar, seu corpo seria puxado para fora. 
O sacerdote tinha uma lista muito específica de que roupas deveria usar e o que tinha de fazer antes de passar para o outro lado do véu. Se ele não fizesse essas coisas, morreria. Sendo assim, se não tivesse as campainhas nas orlas da sua veste, morreria. O que foi que aconteceu quando Nadabe e Abiu, os filhos de Arão morreram perante o Senhor no Santo dos Santos. Certamente não foram puxados por uma corda. Confira:
“E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor. E disse Moisés a Arão. Isto é o que o Senhor falou, dizendo. Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se. E Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes. Chegai, levai a vossos irmãos de diante do santuário, para fora do arraial. Então chegaram, e os levaram nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés lhes dissera. Levítico 10.1-7.
Em nenhum lugar se fala de cordas. 
Não existe qualquer registro bíblicos dessa prática. Pesquisando nos escritos talmúdicos e rabínicos também não encontramos qualquer menção a isto. Ou seja, é mais uma invenção de pregadores e mestres que procuram “enfeitar” suas prédicas com fantasias que não existem na santa Palavra de Deus.

A Bíblia não diz que a voz do povo é a voz de Deus?

Essa frase antibíblica e extrabíblica, é oriunda do latim vox populi, vox Dei, e é citada como se fosse bíblica! Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9.16) ou endemoninhado (Mt 12.24), e outros criam que era um profeta (Mt 16.13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava. "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3.17). Seria a voz do povo a voz do Senhor?

A Bíblia não diz que Deus tarda mas não falha?

Evidentemente Deus não tarda. “Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá, e "não tardará". Hb. 10.37. É provável que alguns façam uso de alguns textos como. Habacuque 2.3: “Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá. Se tardar, espera-o; porque certamente virá, "não tardará" ou Mt 25.5 "E tardando o Esposo, tosquenejaram todas e adormeceram, etc. Aparentemente, pode parecer que Ele "tarda", porém Ele "não tarda". A) Para as virgens, Mt 25.5, "este tardar", está inserido na concepção humana, Lc 12.45,46. B) Na parábola do juiz iníquo, Lc 18.7, o próprio Jesus declarou que para alguns Deus tarda, porém, acrescentou que "depressa" ele atende, Lc 18.7,8.

A Bíblia não diz que Jesus é a rosa de Sarom e o lírio dos vales?

Embora alguns hinários evangélicos, incluindo a Harpa Cristã, contenham esta afirmação (Nºs. 58, 196 e 198), segundo a Bíblia ela não está correta. Esta afirmação está fundamentada equivocadamente em Cântico dos Cânticos 2.1: "Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales". Quem está falando aqui é a donzela sulamita, símbolo da Igreja. Ela se compara às flores simples dos campos, pois não está acostumada à aristocracia de Jerusalém. Sarom é a planície litorânea imediatamente ao sul do monte Carmelo. Em suma, o texto não faz referência a "ele" e sim à "sulamita". É, portanto uma referência clara à Igreja e não ao Senhor.

A Bíblia não diz: dize-me com quem andas e eu te direi quem és?

Clássica, não? Quantos pregadores não usam essa frase?! Alguém já chegou a dizer acerca dela. "Se não está na Bíblia, então deveria estar!" Bem, a Bíblia apresenta versículos parecidos, que podem ser usados em lugar da frase em questão. "O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom" (Pv 16.29); "Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo" (Pv 4.13,14). 
Esta declaração não contém uma declaração plena, pois, José conviveu com pecadores no Egito e nunca se contaminou, Daniel conviveu num ambiente paganizado e vil como em Babilônia e não se contaminou com os manjares do rei, e o que dizer de Jesus, que andou com os pecadores e nunca cometeu uma falta?

A Bíblia não diz que Deus cegou o entendimento dos incrédulos?

É Deus quem cega o entendimento dos incrédulos?! A Bíblia diz. "... O deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (II Co 4.4). Esse "deus" é o diabo, e não o Deus verdadeiro que ilumina os que estão em trevas (Jo 8.12; I Jo 1.7).

A Bíblia não diz que não cai uma folha de uma árvore, se Deus não permitir?

A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40.12-31, vemos como tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico! Portanto, não encontramos este versículo em nenhum capitulo da Bíblia, por que ele não existe!

A Bíblia não diz que a palavra de Deus se "renova" dia após dia?

Não está escrito, que a Bíblia se renova e sim as misericórdias do Senhor, Lamentações 3.21,22.

A Bíblia não diz que Deus escreve certo, por linhas tortas?

Esta declaração não se encontra nas Escrituras. Deus sempre escreve certo. As linhas tortas são por conta do homem.

A Bíblia não diz que quem canta, seus males espanta?

Se a referência for, a I Samuel 16.23, aqui Davi não "cantava"; "tocava" a sua harpa e o espírito maligno deixava de perturbar (não a Davi), mas, ao rei Saul.

A Bíblia não diz que no céu, seremos anjos?

Alguns afirmam que foi o próprio Jesus que fez esta afirmação, porém, não foi isto que Jesus declarou. Ele disse que no céu seremos "como" os anjos de Deus. E isto com relação à vida matrimonial. Mt 22.30.
A Bíblia não diz que quem não vem pelo amor, vem pela dor
É verdade que muitas pessoas, depois de passarem por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus e se arrependem (Dn. 4.30-37; At. 9), entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta. "O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura" (Pv. 29.1).

A Bíblia não diz que somente Pedro foi pedido para ser provado pelo diabo?

Quando Jesus avisou a Pedro a respeito do pedido de Satanás, quase todos os que conheço falam que Pedro foi pedido para ser cirandado. O que o texto diz é algo totalmente diferente. Confira você mesmo em Lucas 22.31,33.
“Disse também o Senhor. Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos”.
Quem olha rapidamente para o texto vê apenas Pedro sendo pedido por Satanás, mas quem olha com atenção, descobre que Jesus está falando de algo bem mais amplo, pois disse “vos pediu”.
Se ele estivesse se referindo apenas a Pedro, teria falado “te pediu”. No entanto, com o uso do “vos” referia-se a todos os apóstolos.
Quando lemos as histórias da igreja primitiva descobrimos que, realmente, todos os apóstolos foram provados por Satanás. E, por que Pedro foi avisado de forma especial por Jesus?
A resposta é muito simples. Jesus chamou Pedro de “homem de pequena fé”. E no texto que lemos a inferência é clara que Pedro ainda não era um convertido no verdadeiro sentido da palavra. Alguma coisa muito séria faltava na experiência dele.
Jesus falou com Pedro que havia rogado por ele, em especial, porque Pedro era fraco e precisou de uma ajuda extra para resistir à tremenda tentação que veio sobre ele logo em seguida e anos depois.

A Bíblia não diz que Absalão morreu pendurado pelos cabelos?

Muitas idéias errôneas a respeito de alguns acontecimentos bíblicos surgiram por causa das gravuras de um antigo livro de histórias bíblicas intitulado “História Sagrada”. 
É nesse livro que encontramos gravuras de Dalila cortando os cabelos de Sansão e vemos, também, uma mostrando Absalão, o filho rebelde de Davi, pendurado pelos cabelos entre os galhos de um carvalho. 
Duas idéias surgiram de tal ilustração. A primeira é que ele estava pendurado pelos cabelos e a segunda é que ele morreu por causa disso.
Na realidade nada disto aconteceu. Ele ficou pendurado pela cabeça e foi morto por onze pessoas!
Era muito difícil ele ficar pendurado pelos cabelos, porque os cabelos de Absalão não eram tão compridos como muita gente pensa. Por quê? Ora, porque ele tosquiava (raspava) a cabeça todo fim de ano, conforme II Samuel 14.26.
Vamos conferir pelo texto bíblico, porque a Bíblia sempre fala mais alto.
“E Absalão ia montado num mulo; e, entrando o mulo debaixo da espessura dos ramos dum grande carvalho, pegou-se-lhe a cabeça no carvalho, e ficou pendurado entre o céu e a terra. E o mulo, que estava debaixo dele, passou adiante” (II Samuel 18.9). 
Enquanto ele estava nessa situação, chegou  Joabe, general de Davi. Veja o que aconteceu.
“Então disse Joabe. Não me demorarei assim contigo aqui. E tomou três dardos, e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho. E o cercaram dez mancebos que levavam as armas de Joabe. E feriram a Absalão, e o mataram” (II Samuel 18.14,15).

A Bíblia não diz que Jesus usava cabelos compridos ?

Em nenhum texto bíblico afirma-se ou até mesmo infere-se que Jesus usava uma longa cabeleira que lhe caía até a cintura. Naquele tempo os homens usavam barba e cabelos no máximo até os ombros. 
Os nazireus usavam cabelos longos, mas era um propósito especial que eles tinham com Deus. 
É muito importante salientar que Jesus foi chamado de “Nazareno” porque habitou em Nazaré, mas nazireu não tem nada a ver com nazareno. É até vergonhoso dizer que alguns tradutores colocaram referências implicando que pelo fato de Jesus ter vivido em Nazaré ele era nazireu.
Conclusão. Jesus não era nazireu, nem usava o cabelo comprido. O apóstolo Paulo, escrevendo para os coríntios, poucos anos depois de Jesus ter ascendido aos céus, afirmou o seguinte: “Não vos ensina a própria natureza que se o homem tiver cabelo comprido, é para ele uma desonra” (1Co 11.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário